Notícias

Cosems acompanha obra de construção do Hospital da Mulher

Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Instituição será a primeira do Estado voltada ao atendimento das gestantes de risco habitual

Mary Wanderley

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, também gestora da pasta em Teotônio Vilela, participou da comitiva do Governo do Estado que acompanhou na manhã desta segunda-feira (22) as obras do Hospital da Mulher, que já está com 62% delas executadas, tem previsão para término em junho e está instalado ao lado do Hospital Escola Santa Mônica, no Poço. O investimento está orçado em R$24 milhões, oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Acompanhada do governador Renan Filho, do secretário de Saúde de Alagoas (Sesau), Christian Teixeira, e demais representantes do Estado, a presidente do Cosems/AL destacou que o Governo de Alagoas dá um grande passo para o futuro, ampliando a oferta de assistência especializada às mulheres que, segundo ela, merecem e precisam de políticas públicas eficazes.

"Sabemos que as mulheres brasileiras procuram mais atendimento médico que os homens e, devido a grande demanda, nem sempre conseguem acesso. Portanto precisamos fortalecer nossa atenção básica para qualificar ainda mais o pré-natal dessas mulheres nos municípios para cada dia mais o parto de risco habitual ser uma realidade", reforçou.

O governador ressaltou a necessidade de melhorar também os serviços do Programa Saúde da Família (PSF) como estratégia para reduzir os partos de risco e garantiu que até junho entrega o hospital às mulheres alagoanas. De acordo com ele, estão sendo construídos além do Hospital da Mulher, outros dois no Estado que representarão uma cobertura de 90% dos problemas de Saúde do Estado e desafogarão a demanda do Hospital Gerald o Estado (HGE).

ESTRUTURA DO HOSPITAL - O Hospital da Mulher conta terá 11.833 mil metros quadrados, distribuídos em oito pavimentos, que terão 127 leitos, divididos em Enfermarias, Centro de Parto Normal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e Consultório de Odontologia, com elevadores para espaço de macas e cadeirantes. A instituição deve atender a 1.5 mil mulheres por mês nas especialidades médicas de Obstetrícia, Ginecologia, Neonatologia, Infectologia, Cardiologia, Mastologia, Endocrinologia, Uroginecologia, Reumatologia e Dermatologia.

O titular da Sesau, Christian Teixeira, ressaltou que a nova unidade hospitalar trará um ganho para a saúde materna e infantil, já que Alagoas terá um hospital direcionado à mulher. "Com isso haverá um aumento expressivo no número de leitos e melhor estrutura para ampliar o atendimento obstétrico, pediátrico e ginecológico, além de oferecer partos de risco habitual para as futuras mamães de Alagoas", concluiu.

Compartilhe esta notícia:

+ Mais imagens

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio