Notícias

Cosems de Alagoas defende republicação da nova Portaria do Glaucoma

Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Normanda Santiago alegou que documento traz corte financeiro para municípios; ministro da Saúde Ricardo Barros se comprometeu em estudar o assunto

Mary Wanderley

A conselheira fiscal do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), também gestora da pasta em Santana do Ipanema, Normanda Santiago, participou nessa quarta-feira (24), em Brasília, também como vice-presidente da Região Nordeste da Reunião da Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ela solicitou ao presidente Mauro Junqueira e ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, sensibilidade no que concerne à revisão da nova portaria que trata do glaucoma. O ministro autorizou a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para um estudo mais aprofundado da portaria anteriormente publicada.

A representante de Alagoas, Normanda Santiago, afirmou que a portaria nº 3011 traz ? entre outras informações - um corte financeiro que dificulta a execução dos serviços de tratamento dos pacientes que têm a doença nos Estados e, sobretudo, em alguns municípios do Nordeste, a exemplo de Alagoas. De acordo com ela nem todos os serviços ofertados pelos Estados se enquadram na exigência do Ministério da Saúde.

Na ocasião, o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, sugeriu que os Estados realizassem uma auditoria de todos os serviços prestados para comprovação dos pacientes que têm glaucoma. Junqueira discutiu o assunto com o ministro da Saúde Ricardo Barros, que acatou a solicitação de Alagoas e da Bahia, no que diz respeito a rever a portaria do Glaucoma e, se for, o caso republicá-la.

A reunião tratou também da pauta que foi discutida na manhã desta quinta-feira (25) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT); do 6º congresso Norte/NE que vai acontecer no período de 2 a 4 de maio em Belém, no Pará; além das transferências financeiras por meio do Caixa Único. A reunião do Conasems contou ainda com a presença do ministro Ricardo Barros, acompanhado do Secretário Executivo, Antonio Nard; e de representantes de outras instituições.

Compartilhe esta notícia:

+ Mais imagens

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio