Notícias

Cosems participa de Oficina de Capacitação do Projeto E-SUS

Quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Mary Wanderley

Maceió sediou nos últimos dias 3 e 4 a I etapa Nordeste da Oficina de Capacitação do Projeto E-SUS Gestor GEO que contou com a participação de representantes dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia. A capacitação do projeto foi desenvolvida pelos técnicos do Ministério da Saúde com o apoio do Hospital Alemão Osvaldo Cruz nos últimos dias 3 e 4 e será extensiva a todas as regiões do país.

De acordo com o secretário de Saúde de Marechal, Aerton Lessa, afirmou que o objetivo é aproximar gestores e apoiadores da gestão às ferramentas antes utilizadas apenas internamente pelo Ministério da Saúde. "Elas direcionam a gestão para uma melhor análise da situação de saúde e possui capacidade para subsidiar a construção/elaboração dos instrumentos de gestão", reforçou o secretário, que representou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

 Aerton compartilhou com os demais participantes da oficina o sistema de georreferenciamento que utiliza no município de Marechal Deodoro. "As  ferramentas Mapa da Saúde e a Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) vêm para complementar e facilitar a consolidação das informações de saúde e pretendemos até janeiro de 2018 ser multiplicadores dessas ferramentas para todos os municípios alagoanos", salientou.

A apoiadora regional Mirna Vaz, que também participou da oficina, destacou a relevância desses instrumentos para a produção de disseminação de dados e informações estratégicas, visando subsidiar o processo de decisão na gestão em saúde, como também o acompanhamento das políticas públicas da área. 

Compartilhe esta notícia:

+ Mais imagens

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio