Notícias

Pindoba ganha prêmio em Congresso Nacional de Secretários de Saúde

Sábado, 15 de julho de 2017

Município é um dos vencedores da versão web doc com o título Nasf Pindoba e o Grupo Plantando Com Saúde; 350 trabalhos disputaram a Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Mary Wanderley

De Brasilia

O encerramento do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que contou com mais de 5 mil participantes da área de todos os Estados da federação, encerrou na tarde deste sábado (15), em Brasília, com premiações em várias categorias da XIV Mostra Brasil Aqui Tem SUS. O destaque para Alagoas se deu com o tema Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde que concorreu com 350 trabalhos este ano. A experiência foi classificada como a melhor de Alagoas  com o prêmio de indicação do documentário  do Projeto Webdocs do Brasil Aqui tem SUS. A autora é Grabriella de Melo Barbosa e a coautora Heleneide Henrique Soares, também secretária de Saúde do município em questão.

"É um orgulho ver nosso Estado subir ao pódio. Parabenizo todas as experiências exitosas  de Alagoas, selecionadas pelo Cosems para esta Mostra,  aos gestores , equipes, atores, apoiadores, levando para este país  informações de garra, criatividade, reinventando e transformando dificuldades em êxito por acreditar em um SUS que avança e por isso lutam bravamente por uma saúde pública de qualidade para todos", disse Heleneide ao apresentar o trabalho nessa quinta-feira (13).

Além de Pindoba, foram indicados pelo Cosems de Alagoas para esta edição da Mostra os trabalhos de Arapiraca, Campo Alegre (que por motivos superiores não pôde apresentar o trabalho) e São Luiz do Quitunde. Os temas dos seis projetos selecionados foram: O Impacto da Implementação do Pré-natal do Parceiro em uma Unidade Básica de Saúde do município de Arapiraca/AL"; "A Judicialização da Saúde em São Luiz do Quitunde: Ações de Planejamento e Gestão Sistêmica com Foco na Saúde visando a Redução da Judicialização".

Foram apresentados ainda nas rodas de conversas do Congresso os trabalhos intitulados Gestão e Liderança do Trabalho na Saúde, Habilidades Integrativas para a Qualidade de Vida (Arapiraca); Agenda Eletrônica: O Uso de Plataforma Online para Viabilizar Referência e Contra Referência no CEO de Campo Alegre/AL; e Atuação da Equipe Multiprofissional no Enfrentamento da Judicialização do Direito à Saúde no Município de Arapiraca.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, anunciou que todos os autores vão receber certificados via Correios e na próxima edição do Mostra Brasil Aqui Tem SUS a entrega será pessoalmente e com direito a sessão de fotos dos autores com o presidente do Conasems.

 "Acatamos às reivindicações de todos os que apresentaram o trabalho, pois os que chegaram até aqui são muitos bons e merecem ter os certificados de participação. Destaco o trabalho dos técnicos dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) dos Estados que incentivaram a participação por apostar que este é o SUS que dá certo", reforçou. A próxima edição do congresso acontecerá nem João Pessoa, Paraíba, Estado que levou seis premiações, dentre elas nas categorias web doc, júri popular e medalha.

Compartilhe esta notícia:

:: newsletter
COSEMS/AL © 2015 - Todos os direitos reservados.
Rua Ricardo César de Melo, 179 - Pinheiro - Maceió/AL - CEP: 57.055-670
Fone: +55 82 3326-5859 - cosemsalagoas@gmail.com
SET Web Studio