Cosems-AL aposta no Programa Mais Médicos para reduzir carência nos municípios

Publicado em: 24/05/2023

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque faz abaixo um balanço da importância do Programa Mais Médicos para o Estado, considerando que vai reduzir a carências destes profissionais nos diversos territórios e já trouxe resultados evidentes positivos, tais como a redução da mortalidade infantil. Confira abaixo na entrevista:


Como o Cosems-AL vê o retorno do Mais Médicos e as vantagens disso?

Rodrigo Buarque - O Cosems-AL enxerga positivamente o retorno do programa, uma vez que a fixação de médicos na atenção primária sempre foi uma das principais dificuldades dos municípios alagoanos e o programa procura diminuir a carência desses profissionais nos mais diversos territórios e já trouxe resultados positivos, como demonstraram evidências científicas, a exemplo da redução da mortalidade infantil. Agora o Ministério da Saúde busca ampliar o alcance, ampliando a oferta de vagas.


Quais os municípios são mais afetados pela falta de médicos em Alagoas e quando efetivamente começam a trabalhar?

RB - Municípios do alto sertão de Alagoas. Ainda não temos as datas, pois o cronograma será disponibilizado pelo Ministério da Saúde e os municípios deverão acompanhar pelo site http://maismedicos.gov.br. O cronograma sairá após a validação e escolha dos profissionais, de 01 a 05 de junho, e os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência. 


O programa deve suprir toda demanda em Alagoas?

RB - Diminuirá o número de municípios sem médicos porém  pelas experiências dos anos anteriores, não suprirá toda a demanda, já que existe uma alta rotatividade desses profissionais.  A fixação de médicos sempre foi uma das principais dificuldades dos municípios ao longo dos dez anos de programa e, acreditamos, que não é um problema facilmente resolvido pois, para isso, precisaríamos de um número maior de profissionais no mercado, disponíveis para atuar na atenção básica, na carga horária de 40h semanais. 


Os gestores municipais de saúde dos locais definidos ficaram de fixar quantas vagas pretendiam preencher. Já fizeram isso? 

RB - Todos os gestores municipais estão sendo informados sobre os regramentos do programa Mais médicos, EDITAL Nº 4, DE 14 DE ABRIL DE 2023, e nenhum até o momento nos informou recusa ao programa. São 31 municípios contemplados (41 vagas). 


Qual a média salarial paga pelo Mais Médico? Há previsão para eles começarem a trabalhar?

RB - Para a execução das ações de aperfeiçoamento no âmbito do Projeto Mais Médicos é concedida aos médicos participantes do programa uma bolsa-formação no valor mensal bruto de R$ 12.386,50. O valor da bolsa-formação é revisto anualmente, tendo como referência o mês de junho do exercício financeiro em curso.

Galeria de Fotos