MS discute Previne Brasil com gestores e técnicos municipais da Saúde

Publicado em: 17/05/2022


O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá, afirmou hoje no Seminário de Qualificação do Desempenho da Atenção Primária: Revisão de Indicadores e Organização do Processo de Trabalho na APS que o monitoramento dos indicadores e acompanhamento das equipes da APS são primordiais no avanço do Previne Brasil. "Se fizermos a AB de qualidade não teremos perdas financeiras. Os municípios alagoanos, mesmo diante da pandemia, vêm se adaptando ao Previne Brasil" destacou.

O evento ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, nos dois turnos, sendo promovido pelo Ministério da Saúde com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Algoas (Sesau) e do Cosems/AL.

O secretário da APS/ MS Rafael Câmera afirmou que um ganho para Alagoas foi o aumento de 77% no  Programa Médicos pelo Brasil, uma vez que o governo federal priorizou os estados mais vulneráveis.

Na oportunidade, houve a assinatura da adesão ao Programa Médicos pelo Brasil das médicas para Joaquim Gomes  Valeska Leite Nobre e para União dos Palmares Linda Patrícia da Silva.

As discussões fo evento incluíram temas como a relação entre a capitação ponderada e cadastros de usuários com os indicadores de desempenho; ferramentas de apoio à gestão do Fundo Nacional de Saúde- InvestSUS; Saúde da criança;  apresentação da experiência "Monitoramento e Avaliação dos Indicadores do Previne Brasil no Estado de Alagoas: avanços e perspectivas; e da Saúde da Mulher e Gestante.

 No período da tarde, a secretária de Saúde de Coqueiro Seco  Aline Toledo   apresentou a  experiência exitosa do seu município sobre o Cuidado à Pessoa com Hipertensão e Diabetes. 

Outros tópicos em destaque foram a organização da APS para o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas; e uso dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil como ferramenta para a qualificação do cuidado aos usuários com hipertensão e diabetes.

O seminário contou com a participação de secretarios municipais de Saúde, coordenadores da AP, técnicos responsáveis pelo ESUS e profissionais do Controle e Avaliação.

Galeria de Fotos