A Gestão participativa é um processo de liderança estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos, que estimulam as pessoas a participar do processo decisório e cultivam a livre interação dos colaboradores nos objetivos da organização e instituição.
Procura incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, planejar ações e tomar decisões coletivamente.
Um dos ativos mais importantes para qualquer organização ou instituição, seus colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso da gestão, principalmente no âmbito do poder público. A gestão participativa está focada em engajar todo o seu público para o desenvolvimento do seu negócio.
A Constituição Federal, lei fundamental de nosso país, preceitua que a sociedade civil organizada, no exercício da cidadania responsável, deve participar das políticas públicas em seus aspectos mais essenciais.
Trata-se de uma verdadeira missão para a sociedade civil participar, tomar parte e intervir nos processos decisórios do país. Participação administrativa corresponde a toda e qualquer forma de interferência de terceiros na realização da função administrativa do Estado.