As experiências exitosas do SUS dos municípios de Jundiá, Teotônio Vilela, Feira Grande, Pilar e a pioneira TV Cosems-AL foram premiados dentre os 336 trabalhos da 17ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Alagoas levou sete trabalhos e venceu em seis.
Foram distribuídos 32 prêmios na noite dessa quinta-feira (14) no XXXVI Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorre até esta sexta-feira (15) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Emoção e reconhecimento marcaram a noite festiva da premiação.
Os trabalhos premiados foram: Monitoramento dos indicadores do Previne Brasil e o impacto na qualificação dos serviços de Saúde (Jundiá - (apresentado por Marcelo Santos); Grupo Superação: assistência especializada no atendimento aos pacientes com fibromialgia (Teotônio Vilela- Larissa Mota) Identificação de clusters e treinamento em serviço: Estratégias para abordagem da Hanseníase no município de Pilar (Francinny Wanderley); Impacto da assistência de enfermagem em domicílio a pacientes com feridas na AB (Feira Grande - Crislaine Eules)
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e vice-presidente da região Nordeste do Conasems, Rodrigo Buarque, destacou a importância deste reconhecimento em âmbito nacional do trabalho satisfatório do SUS de Alagoas.
"Meu sentimento é de gratidão e orgulho por acreditar em profissionais que dão o seu melhor todos os dias por um Sistema mais humanizado e de acesso para todos", afirmou o titular do Cosems-AL, acrescentando que Jundiá (município que ele é gestor) é premiado pela segunda vez neste Congresso.
O Cosems-AL recebeu ainda o 6⁰ no valor de R$ 10.000 referente à "sensibilização e mobilização".
Antes da premiação da Mostra, Aldeir de Almeida recebeu o certificado pela conclusão em junho deste ano do curso de Aperfeiçoamento Ser Gestor SUS.