Alagoas teve sete trabalhos selecionados para concorrer a prêmios na Mostra de Experiências Exitosas Mais Saúde com Agente. Os municípios foram Belém (1), Maceió (1), Santana do Mundaú (3), Taquarana (1) e Teotônio Vilela (1).
A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Paula Gomes, secretária de Santana do Mundaú, está em Brasília com os diretores Bruno Lima e Josivaldo Nascimento para prestigiar a conclusão da 1ª turma do curso Mais Saúde com Agente, que culminou com a Mostra de Experiências Exitosas Mais Saúde com Agente.
Foram 411 trabalhos inscritos no Brasil e, destes, 200 foram selecionados e dez deles serão premiados hoje.
Para a vice-presidente do Cosems-AL e gestora da Saúde de Santana do Mundaú o
momento de diplomação dos agentes de saúde e os de combate às endemias vem selar o fortalecimento da integração entre Atenção Primária e a Vigilância em Saúde e trazer mais efetividade para o SUS. "Essa ideia de fazer a primeira mostra trouxe experiências de todo o território brasileiro, nas quais os agentes expuseram temas voltados à saúde pública de cada recanto do país" destacou Paula.
A assessora Técnica do Cosems-AL Mirna Vaz, também acompanhou a Mostra e reforçou quão valoroso foi o evento.
"O curso Saúde com Agente provocou nos profissionais o desejo de traçar novas estratégias e identificar mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde da comunidade" afirmou Mirna.