Assessores de Comunicação e coordenadores de Apoio da Rede Colaborativa dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) participaram nesta quinta-feira (18) de uma reunião para discutir estratégias de divulgação dos fatos de forma fidedígna, evitando os fake News, tendo como base os produtos de comunicação da plataforma Cidades Contra Covid-19. A assessora de Comunicação Mary Wanderley e o coordenador de Apoio da Rede Colaborativa Joelson Lisboa participaram das discussões que tem entre os objetivos padronizar a Comunicação nos municípios.
A ideia é fazer com que os municípios tenham acesso via www.cidadescontracovid19.org.br a uma gama de materiais de fácil compreensão para a comunicação de risco, uma vez que a plataforma tem o intuito de apoiar as cidades parceiras no combate à pandemia. No site são disponibilizados materiais de comunicação gerais sobre a Covid-19 que podem ser usados pelos municípios de acordo com as necessidades de cada um no tocante ao enfrentamento do vírus.
A ideia é que as autoridades possam usar informações adequadas ao contexto local para suprir a população com dados técnicos e referendados para evitar e reduzir o contágio da Covid-19, inclusive durante o período de vacinação. São filmes para TV, spots de rádio, materiais de relações públicas e redes sociais. A plataforma foi apresentada de forma objetiva e direta por um dos responsáveis Pedro de Paula. Ele destacou o papel relevante da Comunicação na coesão social e que cabe ao setor ajudar as pessoas a entender os riscos e quais ações podem adotar durante este momento de crise.
Na ocasião, a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Denise Rineshart, destacou a importância das Assessorias de Comunicação dos Cosems estaduais participarem de forma efetiva dos planejamentos de todas ações dos respectivos Conselhos, como uma forma de alinhar as ações com a Assessoria Técnica. A iniciativa vai culminar em mais conteúdos ricos de mídia de interesse dos municípios e usuários do SUS.