Mary Wanderley
A Oficina de Apresentação dos Indicadores da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Coqueiro Seco teve hoje a primeira etapa com a apresentação de uma peça teatral sobre o Julgamento do SUS com a participação dos profissionais da Atenção Básica. As encenações contaram com todas as partes de um julgamento verídico com condenação e a defesa do SUS, inclusive com a personificação do SUS na cadeira do réu.
Segundo a secretária municipal de Saúde Yonara Toledo, o sistema foi submetido à acusação e defesa de forma lúdica como forma de mostrar os benefícios do Sistema e os equívocos do julgamento da população que muitas vezes desconhece a eficácia do SUS.
A Defesa, durante o Julgamento do SUS, mostrou a importância, organização e o funcionamento do sistema que atende a todas as camadas da sociedade alagoana. A apoiadora do Cosems Camila Valneça fez o papel de juíza e coordenou o júri, cuja sentença foi de 6 votos a 1 para a absolvição do SUS. Na segunda etapa da oficina houve a apresentação dos indicadores alcançados pelo município.
O presidente do Cosems/AL Rodrigo Buarque falou da importância da organização e integração das equipes da AP para atingir as metas dos indicadores e do cadastro e da importância do apoio do Cosems-AL no sentido de empoderar os municípios para montar suas estratégias para melhorar no que for necessário
Ele ressaltou que apesar de Coqueiro Seco ser de pequeno porte vem se esforçando, apesar das dificuldades financeiras, para oferecer a melhor saúde para os munícipes de Coqueiro Seco, a exemplo do Centro de Reabilitação que possui seis fisioterapeutas. Rodrigo destacou o empenho da gestora da Saúde e da Prefeitura, reafirmando o compromisso com todos os municípios de continuar lutando junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems) e o Ministério da Saúde para trazer melhoria para a saúde pública do Estado