As diretoras do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Valdice Gomes e Gorete Santana participaram hoje do Seminário Alagoano de Combate ao Fumo, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
De acordo com a Organização Mundial Pan-americana (OMS) o tabagismo é reconhecido como doença crônica, causada pela dependência da nicotina, presente no tabaco e que mata por ano 8 milhões de pessoas no mundo.
A diretora Gorete Santana destacou a importância da discussão de estratégias de combate ao uso do cigarro no Estado que, embora já tenha sido feito muito, ainda não é o suficiente para erradicar o uso do tabaco nos municípios alagoanos.
“Temos um grande número de fumantes, especialmente em áreas rurais, como em cidades onde a plantação de fumo ainda é prevalente, a exemplo de Arapiraca, entre outras" reforçou. Para a também diretora Valdice Gomes é iminente a adoção de políticas públicas de saúde que atuem nas Unidades Básicas, com ações de prevenção e sensibilização sobre as consequências do uso do tabaco e conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, cujas consequências, embora possam demorar a aparecer, são devastadoras, como câncer de pulmão, boca, faringe, entre outras morbidades. Outras ações efetivas para o controle do tabagismo e prevenção de doenças são, segundo ela, as práticas integrativas, meditação e acupuntura.