O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Burque, vice-presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participou, a convite do Ministério Público do Piauí, de reunião para compartilhar estratégias que vêm dando certo nos municípios alagoanos, sobretudo no tocante à regulação de consultas e exames.
A reunião foi fruto do intercâmbio promovido pelo Cosems-AL em março deste ano com representantes do Piauí, Tocantins e Amapá.
A assessora técnica do Cosems-AL Mirna Vaz também participou da discussão, destacou a importância dos incentivos estaduais para a ampliação do acesso dos usuários e a participação do Cosems, levando as dificuldades vivenciadas na ponta, para esta discussão
Segundo Rodrigo é de extrema relevância que a discussão seja levada a âmbito nacional, uma vez que a maioria dos estados sofrem com a insuficiência financeira do SUS em relação aos valores dos serviços ofertados na prática.
"Conhecer a realidade de outros Estados soma esforços para o fortalecimento do SUS e amplia o olhar para situações que afetam diretamente a saúde do povo brasileiro", reforçou o titular do Cosems-AL.
Também participaram da reunião, representando o Cosems do Piauí, Leopoldina Cipriano, o secretário de saúde de Teresina Gilberto Brito e sua equipe de Regulação