Cosems-AL discute com novo secretário executivo da Sesau cenário atual da saúde pública do Estado

Publicado em: 23/01/2023

Cosems-AL discute com novo secretário executivo da Sesau cenário atual da saúde pública do Estado



A Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) se reuniu hoje com o secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) Guilherme Lopes para discutir o atual cenário da saúde pública no Estado. O presidente do Cosems Rodrigo Buarque elencou as fragilidades enfrentadas pelos municípios alagoanos, os problemas que afligem os gestores da Saúde, a exemplo dos atrasos nos repasses financeiros dos programas estaduais, bem como a expectativa de soluções, principalmente na média e alta complexidade. 

A Diretoria sugeriu que seja estabelecido um calendário de pagamento dos atrasos e o compromisso de pagamento do mês atual. Os diretores pontuaram dificuldades envolvendo a alta e média complexidade que não tem referências e regulações da rede, aumentando assim o custo das Secretarias Municipais de Saúde. As queixas dos gestores incluíram ainda o melhor funcionamento dos hospitais estaduais, reforma de UPA, dentre outras que angustiam os gestores da pasta.

A vice-presidente do Cosems-AL Paula Gomes propôs a Guilherme um planejamento para a melhoria dos fluxos hospitalares, da frota das unidades hospitalares e detalhar a oferta de Centro de Referência (CR) dos hospitais estaduais. Ela propôs que a equipe da Sesau visite os hospitais para reorganizar os fluxos e as ofertas de leitos para os municípios; bem como melhorar a assistência nas áreas de Ortopedia, Oncologia e Cardiologia, sobretudo as que demandam urgência e resoluções a curto prazo.

O secretário executivo da Sesau respondeu pontualmente os questionamentos dos secretários de Saúde e disse que está aberto ao diálogo com os municípios e Cosems e que pretende fazer visitas nos setores e unidades de Saúde dos municípios. Guilherme afirmou que vai elaborar ao final de março um cronograma de pagamento, conforme projeção de débitos retroativos e com o pagamento do mês. 

Ele assegurou que sempre vai avaliar as demandas dos municípios e as responderá de acordo com as condições do Estado. Diante das dificuldades expostas pelos gestores da Saúde, Rodrigo reforçou a importância da maior participação da SESAU nas reuniões de CIR e CIB, uma vez que as pactuações de decisões importantes para a saúde pública são realizadas nestes fóruns de discussão.