Cosems-AL discute problemas que afetam os municípios alagoanos
A Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) se reuniu ontem para discutir problemas que afetam a saúde pública dos municípios alagoanos, a exemplos dos repasses financeiros estaduais.
Outra questão diz respeito ao Siops. O presidente da entidade Rodrigo Buarque orientou os municípios sobre as informações do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), pontuando que está vigente o prazo de prorrogação de 30 dias para envio do 6⁰ bimestre.
Segundo ele, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) teria alertado sobre a possibilidade de corte de recursos financeiros, caso as informações não sejam prestadas no sistema, sobretudo pela atual conjuntura do governo federal.
Outra pauta discutida foi referente às oficinas do ImunizaSUS que, de acordo com Rodrigo, iniciaram em janeiro e no Congresso do Conasems terá a 1ª Oficina Nacional do ImunizaSUS. Em 28 de abril haverá a Oficina Estadual com a apresentação de dez trabalhos dos municípios alagoanos.
A abertura do edital para a Oficina do ImunizaSUS será no próximo dia 14 com inscrições até o dia 28 de abril. Vale ressaltar que serão selecionados dez trabalhos de Alagoas para apresentação no Congresso Nacional, em julho em Brasília, sendo um por Região de Saúde.
Outro assunto divulgado foi a campanha de força tarefa que o Ministério da Saúde está iniciando com o intuito de aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19, sendo o dia D em 27 de fevereiro.