A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Paula Gomes, destacou hoje (14) a importância de discutir junto à equipe do Ministério da Saúde o fortalecimento das ações epidemiológicas e de assistência para pensar em medidas que promovam a vacinação da meningite tipo B para a população, além de outras igualmente relevantes.
Segundo Paula, o evento que ocorre até amanhã (15) no Centro de Convenções de Maceió é resultado de conversas realizadas entre ela e o diretor do Cosems-AL Rogério Ferro com o MS, Conass e ImunizaSUS sobre o avanço da doença no Estado, levando-os a entender a necessidade de abrir as portas para a discussão nesse espaço municipalista de uma pauta que vem afligindo os gestores e as autoridades da Saúde em geral.
Participam também da discussão da temática, gestores e técnicos municipais de Saúde, e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Na oportunidade foi discutido o protocolo do manejo clínico dos casos e a regulação.
O diretor do departamento de imunização do MS, Eder Gatti, veio a Alagoas com uma equipe ampla de especialistas da Vigilância em Saúde e outras áreas para uma capacitação dos técnicos do Estado, no sentido de combater o avanço da doença meningocócica em Alagoas.
Ele reconheceu a complexidade do tema e se propôs a junto à comitiva do MS apoiar e trabalhar junto com os técnicos municipais e estadual da Saúde.