Cosems-AL participa de acolhimentos de 239 profissionais do Programa Mais Médicos

Publicado em: 01/03/2024

Os profissionais do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB) que já estão atuando nos municípios alagoanos participaram hoje do acolhimento intitulado “Equidade na Atenção Básica: intersecções em movimento permanente” realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), e dos Ministérios da Saúde e da Educação. O evento ocorreu no auditório da Uncisal e contou ainda com a participação dos secretários de Saúde dos 239 médicos que trabalham no programa, de tutores e supervisores das instituições de ensino Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que fazem parte do programa em Alagoas.

O condenador da Comissão Estadual do Mais Médicos (CCE) é o secretário geral do Cosems-AL, Ednaldo Trajano, e a suplente é a apoiadora, Camila Vaz. O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque, também diretor de Relações Institucionais Parlamentares do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ressaltou que fazer SUS é mais que missão de vida e sim um sacerdócio e destacou a relevante parceria que o Conselho tem com a Sesau, bem como o comprometimento dos gestores da saúde com a Atenção Básica, porta de entrada da assistência ao usuário do SUS.

Na oportunidade, Rodrigo contou a relação do município de Jundiá – no qual ele é secretário de Saúde – com uma médica cubana que, após encerrar o contrato com o PMMB, fez o revalida, registrou-se no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM) e continua trabalhando no mesmo município. “O Brasil e Alagoas acolhem com respeito e carinho os médicos do programa porque entendem que eles também precisam de cuidado, uma vez que cuidam da população com  compromisso e responsabilidade”, ressaltou.

O diretor interino da Superintendência da Atenção Primária à Saúde (SAPS)/Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, destacou a importância da atuação dos médicos na Equipe Saúde da Família, evidenciando que somente o trabalho em equipe com a Gestão pode resultar na APS com qualidade para a população. “Nós que estamos à frente da Gestão nos esforçamos para levar condições de trabalho, conhecimento por meio da supervisão do programa e instituições de ensino, mas reconhecemos o valor dos médicos já que estão nos consultórios com pacientes e nas casas de famílias”, afirmou.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades) Kátia Born, aproveitou a ocasião para disponibilizar para os médicos do PMMB a contribuição que o Centro de Diagnóstico de Imagem (Cedim) presta aos municípios na realização de mamografia, ultrassonografia, punção e biopsia de mama. De acordo com ela, somente no ano passado foram diagnosticadas pela instituição 70 mulheres com câncer de mama e realizadas pela Uncisal  quase 7mil mamografias.

Galeria de Fotos