A pactuação entre o Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), por meio do presidente Rodrigo Buarque, e o Hospital Regional Alto do Sertão – HRAS, para ampliação da oferta de tomografias computadorizadas para a 9ª região foi uma das pautas dessa quarta-feira (15) em Santana do Ipanema, que também reuniu gestores da 10ª Região de Saúde.
O diretor administrativo do HRAS, Carlos Augusto, esteve em Santana do Ipanema para consolidar a pactuação.
Rodrigo Buarque destacou que a organização e formalização da oferta de tomografias visa, dentre outras vantagens, otimizar as vagas disponíveis e minimizar o desgaste do paciente com o deslocamento para referências em outras regiões.
A assessora tecnica do Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Mirna Vaz ressaltou que foi utilizado o critério de porte populacional como parâmetro, para uma divisão que viabiliza a ampliação da oferta de forma mais equânime e justa.
Os vice presidentes regionais da 9ª e 10ª região, Bruno Galindo e Haragonês Cavalcante, respectivamente, representaram o presidente Rodrigo Buarque na reunião.
A secretária executiva Katia Betina do Cosems-AL também participou das discussões que trataram dos problemas que vêm preocupando os secretários de saúde das duas regiões, referentes ao acesso da população ao Programa do Glaucoma e às cirurgias eletivas.
Vale ressaltar que 21 municípios estão inseridos nas duas regiões de saúde e que Santana do Ipanema é referência para serviços de média e alta complexidade.
Sobre as cirurgias eletivas, Santana do Ipanema já realizou 194 de Catarata e irá iniciar as cirurgias gerais. O primeiro atendimento será após agendamento de consulta com cirurgião por meio do SISREG e após essa triagem os pacientes passarão para a lista de espera do hospital para agendamento da cirurgia.
Katia reforçou que a secretária de Saúde de Santana do Ipanema Sibele Arrochelas, também presente em toda reunião, tem sido parceira no reconhecimento de que o SUS é mais forte e eficiente quando se trabalha compreendendo a região de saúde como um todo.