Emoção, reconhecimento e premiações marcaram a abertura ontem a noite (18) do 7⁰ Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) que atraiu quase 900 profissionais de saúde do país para Piranhas, sendo considerado o maior de saúde pública realizado no Estado na última década.
O evento é promovido pelo Cosems-AL em parceria com o município de Piranhas, termina nesta quinta, e conta com a presença de secretários e técnicos municipais de Saúde, estudiosos e militantes do SUS, além de autoridades políticas como deputados, prefeitos e vereadores.
Na ocasião, foram selecionadas nove experiências exitosas que irão à etapa nacional da Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que será em julho em Goiás. O primeiro lugar ficou com Arapiraca, 2⁰ Coruripe, 3⁰ Teotônio Vilela, 4⁰ Santana do Ipanema, 5⁰ Belém, 6⁰ Feira Grande, 7⁰ Pilar, 8⁰ Maragogi e Batalha em 9ª colocação. A classificação dos 10 municípios cujos trabalhos do ImunizaSUS também irão concorrer à fase nacional são Marechal Deodoro (1ª Região de Saúde), São Luís do Quitunde (2ª RS), Jundiá (3ª), Quebrangulo (4ª), Roteiro (5ª), Coruripe (6ª), Craíbas (7ª), Maribondo (8ª), Olho D Água das Flores (9ª) e Piranhas (10ª).
O Cosems-AL rendeu homenagem à secretária de Turismo de Piranhas Patrícia Brasil que trabalhou na articulação da organização para o sucesso do Congresso e faleceu nesse fim de semana.