O fortalecimento da Rede de Governança da Informação e Informática do Cosems-TO foi exposto hoje (4) para a Diretoria Ampliada do Cosems-AL e representantes dos Conselhos do Piauí e Amapá. Evento ocorreu em Barra de Santo Antônio, Alagoas.
O presidente do Cosems do Tocantins, Rondinelly Souza, detalhou o projeto que tem como objetivo principal evitar a perda de recursos por parte das Secretarias Municipais de Saúde por deixar de alimentar em tempo hábil ou não fazê-lo nos sistemas de informação da Saúde.
Souza ressaltou que desse evento sairá um relatório com as principais demandas de TO, AL, PI e AP, que será encaminhado ao Conasems que, segundo ele, já teria se comprometido em submeter à sua equipe técnica para o suporte necessário.
Rondinelly afirmou que dentre os resultados principais do projeto estão: que gestores e técnicos se preparem para discutir os sistemas; redução no índice de municípios que poderão ter os incentivos financeiros suspensos devido ao não envio ou preenchimento errôneo dos sistemas; e monitoramento e apoio técnico quanto ao cumprimento da obrigação do envio de dados.
O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque agradeceu a contribuição do Tocantins sobre o processo de apoio aos municípios e acrescentou que há pelo menos seis anos Alagoas tem a prática de fazer visitas aos municípios, sobretudo quando a equipe técnica é solicitada. "Muitas vezes exercemos o papel que cabe ao Estado e temos avançado em Alagoas, sendo exemplo para o Brasil", afirmou O presidente do Cosems-AL.
Ele pontuou a entrega cotidiana dos apoiadores regionais que não medem esforços, como fizeram com o programa Previne Brasil, debruçando-se sobre o assunto, e se deslocando aos municípios para discutir o assunto.
Rodrigo considera proveitoso o intercâmbio com Tocantins e outros Estados, uma vez que cada um absorve e agrega valor ao que já sabe ou desconhece.
"Agradecemos à disposição de Tocantins para discutir e apresentar a suba experiência exitosa", concluiu.