O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Ministério da Saúde (MS) e Hospital Beneficência Portuguesa (BP) iniciam na próxima segunda-feira (9) rodas de discussões com secretários e técnicos municipais de saúde com o intuito de empoderá-los sobre o processo de regionalização da Saúde.
A consultora técnica do Cosems-AL Edijária Camilo ressalta que a regionalização é um dos princípios doutrinários do SUS e eixo estruturante que organiza a descentralização das ações e serviços de saúde no território, por meio das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Segundo ela, a primeira roda de discussão será online nesta segunda-feira (9) às 14h com o tema: Análise de Situação em Saúde.
A segunda (também online) será no dia 16 às 14h sobre Redes de Atenção à Saúde e a terceira roda, será de forma presencial em data a definir, com o conteúdo sobre governança.
Edijária reforça que os técnicos e gestores devem participar deste processo, uma vez que a regionalização promove a equidade e a integralidade na atenção à saúde com otimização dos recursos no espaço regional.
Vale ressaltar que a Sesau organiza as Redes de Atenção à Saúde (RAS) e o Cosems-AL atua como parceiro. "O processo de regionalização deveria ocorrer até dezembro e, por isso, surgiu a necessidade de reunir os gestores para que, no próximo ano, eles tenham este alinhamento conceitual e possam somar força e, nos espaços de discussões, tenham voz ativa para construírem na prática este processo de forma regionalizada", enfatizou Edijária.