Cosems lança campanha para aumentar coberturas vacinais em AL
O desafio para as três esferas de Governo em aumentar as coberturas vacinais no Estado de Alagoas foi a tônica para o lançamento da Campanha Multivacional e Microplanejamento para as atividades de vacinação por parte do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
O evento lotou o auditório e contou ainda com a participação de representantes do Ministério da Saúde; do Ministério Público Federal, União do Dirigentes Municipais de Educação (Undime); bem como prefeitos, secretários e técnicos municipais de Saúde.
O presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, secretário de Saúde de Jundiá, afirmou que os municípios alagoanos já estão fazendo a sua parte com estratégias de conscientização da população para aperfeiçoar os índices de imunização que têm caído no Estado. "Os 102 municípios têm feito o seu trabalho com muita responsabilidade e agradecemos a parceria com a Sesau e AMA porque acreditamos que essas instâncias precisam estar alinhadas para que o processo efetivamente aconteça. O Cosems-AL segue firme e pronto para continuar contribuindo com os municípios alagoanos".
A vice-presidente do Conselho e enfermeira, Paula Gomes, alertou os profissionais de saúde, sobretudo os que trabalham nas salas de vacina, para leem a bula e conhecerem as reações de cada uma delas. "Temos o papel de educadores da saúde da população e só educamos bem com aquilo que conhecemos. Só assim podemos orientar os pais sobre as reações e assim combater as fakenews".
Segundo Paula, outro ponto que deve ser levado em consideração é a vigilância do cartão vacinal da criança que deve ser constante, bem como envolver no processo os agentes de saúde, enfermeiros, médicos e toda equipe multiprofissional.
A apoiadora regional do Cosems-AL e enfermeira Kathleen Moura reforçou que Alagoas sabe vacinar e que, portanto, todos os municípios e as instituições das três esferas precisam vestir a mesma camisa da imunização e enfrentar as fakenews. O projeto imunizaSUS reconhece as parcerias, sendo necessário envolver as Secretarias da Educação; da Assistência Social e conselheiros tutelares, uma vez que vacina é direito de proteção que o SUS oferece à criança e isso precisa ser cumprido", ressaltou.