A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Paula Gomes, gestora da Saúde de Santana do Mundaú, o vice-presidente da 3ª Região de Saúde, Ewerton Matias (secretário de Murici), e o procurador de União dos Palmares, Alex Ferreira, se reuniram na tarde de ontem (23) com o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Suas/Sesau), Lucas Sampaio, para discutir a situação financeira do Hospital São Vicente de Paula (HSVP) que sinalizou fechar as portas a partir do dia 1º de abril.
O fechamento do hospital, localizado em União dos Palmares, implicará na desassistência da população de mais dez municípios (Branquinha, Colônia Leopoldina, Campestre, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú e São José da Laje) já que a instituição é referência para a Rede Materno e Infantil da 3ª RS. De acordo com a Direção do hospital São Vicente de Paula, a instituição tem uma receita em torno de R$ 443 mil reais e despesa de R$ 703 mil. Isso sem incluir os encargos do 13º e férias dos colaboradores.
Diante da oficialização do HSVP com o fechamento, a Sesau sinalizou durante a reunião da tarde de ontem que vai se organizar para até o dia 01 de abril abrir as portas da maternidade do Hospital Regional da Mata (HRM).
Com o anúncio do fechamento do Hospital São Vicente de Paula para serviços prestados ao SUS, a Sesau se comprometeu que vai garantir o fluxo e a assistência da rede de cuidados às mulheres na atenção ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro.