O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Rodrigo Buarque e o secretário de Saúde de Maceió Pedro Madeiro se reuniram na manhã de hoje para discutir estratégias para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 na capital e demais municípios alagoanos.
Na ocasião foram discutidas possíveis articulações junto ao Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), mediante o atual cenário de redução de doses das vacinas. Segundo Rodrigo o MS precisa disponibilizar em tempo hábil o cronograma com o quantitativo das doses, pensando no planejamento e efetividade de estratégias por parte dos municípios.
Vale ressaltar que o assunto vem sendo abordado de forma colegiada com representatividades da capital, Estado e Cosems/AL. O presidente do Cosems junto à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) ficou de se articular com o Ministério Público para acionar judicialmente o Ministério da Saúde, no sentido de garantir as segundas doses das vacinas.
O envio insuficiente de doses por parte do MS culminou na orientação aos municípios no sentido de prorrogar o prazo da segunda dose da vacina coronavac de 21 para 28 dias, seguindo também as recomendações do laboratório fabricante. “O Cosems tem papel fundamental no fortalecimento das ações de saúde e de apoio aos municípios, sobretudo no atual cenário existente, pensando no impacto da importância da vacinação para o cidadão alagoano” concluiu Rodrigo.