A vice-presidente do Cosems/AL Paula Gomes, gestora da Saúde de Santana do Mundaú, participa, em Brasília, da Oficina para Revisão do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde. De acordo com ela, a ideia é avaliar a viabilidade dos novos indicadores e aprovar as propostas para a atualização do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).
Dentre os indicadores discutidos estão o de proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional para crianças menores de 1 ano de idade (pentavalente – 3ª dose, poliomielite – 3ª dose, pneumocócica 10- valente – 2ª dose) e para crianças de 1 ano de idade (tríplice viral – 1ª dose) – com coberturas vacinais preconizadas.
Outros são relacionados a proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno; o referente à diminuição dos índices de infestação do Aedes aegypti; à proporção de contatos examinados de casos novos de hanseníases diagnosticados; à proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata nacional (DNCI) encerrados em até 60 dias após a notificação; dentre outros indicadores