A importância da oferta de Saúde de qualidade para a população e o alcance das metas dos indicadores para que os municípios recebam recursos federais foi uma das pontuações feita pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque durante visita técnica em Pão de Açúcar. O secretário de Saúde de Pão de Açúcar Júlio César Cruz participou das discussões com a equipe do Conselho.
Segundo ele, as ações da AP têm que focar na melhoria da qualidade atendimento para garantir os recursos da AP.
Ele destacou a necessidade da integração da Atenção Básica com a Vigilância em Saúde.
A vice-presidente Edijária Camilo comungou da mesma opinião e focou na humanização dos serviços para prestar saúde de qualidade à população. Segundo ela os profissionais da área devem se sentir corresponsáveis no processo, lembrando que nao basta a humanização dos serviços, mas que sejam cada vez mais humanos para fazer o atendimento.
As apoiadoras regionais Camila Valença e Mirna Vaz apresentaram o Programa Previne Brasil com o novo modelo de financiamento da AP. Elas mostraram o que o municipio precisa fazer para alcançar os indicadores, a meta de cadastro e apresentaram o Programa Informatiza APS que todos os municipios estão aderindo.
O coordenador de Apoio Técnico Joelson Lisboa apresentou a temática Financiamento, detalhando o que o municipio pode gastar; o que significa cada bloco de financiamento e para que serve.