O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá, e o prefeito do município Jorge Galvão, participaram ontem de reunião para discutir a operacionalização do hospital de Joaquim Gomes, cujos serviços beneficiam boa parte dos usuários de Novo Lino, Campestre e Colônia Leopoldina – sendo referência da 3ª Região de Saúde – e que precisa de mais investimentos por parte da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Participaram também das discussões o prefeito de Joaquim Gomes Adriano Barros, a secretária municipal de Saúde de Joaquim Gomes, Claudevânia, e o de Novo Lino Oswaldo Gomes de Barros, e o apoio técnico da diretora de Saúde Juliana Brandão, além da assessoria Jurídica. Na oportunidade, o prefeito Adriano solicitou ao presidente do Cosems/AL apoio no sentido de juntar esforços para conseguir junto à Sesau mais financiamento para o hospital municipal.
Segundo ele, o hospital recebe por mês em torno de R$ 20 mil e o custo médio mensal é de quase R$ 500 mil. Com isso, a Gestão Municipal arca com mais de 80% das despesas. De acordo com Rodrigo Buarque, os números foram expostos por meio dos relatórios, comprovando que a instituição hospitalar é bem estruturada e atende com qualidade os usuários daquela RS, sendo urgente a necessidade de aumentar o financiamento.