Mary Wanderley
Os dados da Semana Epidemiológica do estado foram analisados ontem (12) pelos membros da sala de situação de Covid19. Foi constatado o aumento em relação às semanas anteriores no que diz respeito aos indicadores de taxa de ocupação de leitos de UTI e leitos Clínicos, média de internação por dia , casos ativos da Covid19 e óbitos.
A Taxa de reprodução ficou em 1,05 demonstrando que as medidas preventivas de uso de máscaras, higienização das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social necessitam ser mais divulgadas e adotadas pela população, para que haja o controle da transmissão do vírus. Segundo a secretária executiva do Cosems-AL, Sylvana Medeiros, todas as faixas etárias acima de 20 anos apresentaram tendência de crescimento, o que é preocupante devido à pressão exercida na rede assistencial.
Em relação às informações da Vacina, de acordo com ela, o estado providenciou a aquisição de seringas e está aguardando o fornecimento das vacinas pelo Ministério da Saúde. “A logística operacional da vacinação será discutida com os municípios provavelmente na próxima semana”, afirmou.