Quase 200 congressistas alagoanos participam do 8⁰ Congresso de Secretarias Municipais de Saúde Norte e Nordeste no Centro de Convenções de Aracaju, Sergipe. Alagoas é o segundo estado com maior delegação, depois da Bahia.
A abertura oficial do evento ocorreu na noite desta quinta-feira. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, gestor da pasta de Jundiá, demonstrou satisfação com a adesão do número de secretários, gestores, estudantes e demais militantes do Sistema.
Segundo ele, o evento favorece a discussão de propostas e troca de experiências para fortalecer a gestão do SUS em todas as esferas. Rodrigo aproveitou a oportunidade para divulgar o VII Congresso Estadual do Cosems-AL que será realizado o período de 18 a 20 de abril do próximo ano.
No dia de ontem (3) foram discutidos conteúdos como ImunizaSUS, GT Assistência Farmacêutica, Financiamento- elaboração e execução dos orçamentos; Governança, Regionalização e RAS; Telessaúde - Hospitais de Excelência Proadi, dentre outros temas.
A Atenção Primária à Saúde é uma temática também bastante explorada no Congresso, bem como as experiências exitosas do Norte e Nordeste, que estarão expostas até sábado (5) no Espaço Própria do Centro de Convenções.