O diretor do Cosems-AL e secretário de Saúde de Murici, Ewerton Matias, expôs agora à tarde, na V Conferência Estadual de Saúde Mental, sobre a politica em questão como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS.
Ewerton destacou a importância da Rede de Atenção Psicossocial enquanto espaço acolhedor.
"A Rede é consolidada por nós, profissionais de Saúde, comunidade e sujeito. Portanto precisa ser uma rede de afeto e cuidado e não apenas de serviços, mas construída e constituída a partir das necessidades das pessoas", reforçou o diretor do Cosems-AL acrescentando que Murici foi o primeiro município do Estado a implantar leitos de Saúde Mental Masculino e Feminino em Hospital Geral.
A secretária executiva do Cosems-AL, Katia Betina, foi uma das debatedoras sobre o assunto e pontuou a necessidade da escuta, acolhimento e humanização na saúde mental.
O evento,
promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) ocorre até esta quarta-feira no Centro de Convenções e reúne representantes da sociedade como os trabalhadores, gestores/ prestadores e usuário.
Os objetivo da Conferência são, entre outros, discutir políticas públicas para a saúde mental em Alagoas, propostas para a manutenção dos direitos já adquiridos e sobretudo o fortalecimento do controle social.
A diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) Katia Born coordenou o debate no eixo sobre Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.