Diretor do Cosems-AL discute política de valorização dos trabalhadores da Saúde
O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Ewerton Matias, secretário de Saúde de Murici e professor da Universidade Estadual de Ciências em Saúde (Uncisal) representou a entidade ontem (6) na X Conferência Estadual de Saúde de Alagoas. Ele discutiu, entre outros assuntos, a importância da política de valorização dos trabalhadores da saúde, do financiamento da Atenção Primária e o impacto direto na vida dos usuários do SUS.
Segundo ele, a Conferência é também um espaço relevante para o debate sobre o combate ao racismo, a LGBTfobia, ao machismo, dentre outras formas de discriminação.
O diretor do Cosems-AL afirmou que tem participado de oficinas nacionais e regionais com a participação inclusive do Ministério da Saúde e esses espaços têm discutido também a política de educação permanente em saúde.
“Pretendemos a partir dos eixos de discussão desta Conferência (o tema dele foi "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas") discutir, sobretudo, a importância das ações intersetoriais dentro do setor saúde e outros segmentos para construirmos a gestão do cuidado em saúde e a apropriação da saúde nos territórios em Alagoas”, reforçou Ewerton.
O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e tem como tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Ontem também foram discutidas outras temáticas como: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; e Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. A Conferência contou com a presença de secretários e técnicos municipais de Saúde.