Diretor do Cosems-AL discute regionalização da Saúde em Congresso da BA
O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Pedro André Moraes, gestor da Saúde de Pilar, coordenou ontem a mesa de Regionalização, Planejamento Regional Integrado (PRI) e Vazios Assistenciais. A participação dele se deu no 9⁰ Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde que acontece até esta quarta-feira em Salvador-BA.
Na ocasião ele pontuou a importância da equidade no serviço, a regulação tendo como ponto de partida a Atenção Básica e como ordenadora do serviço, uma vez que é porta de entrada do paciente.
Ele destacou que as regiões Norte e Nordeste têm suas especificidades seja estado, município ou Região de Saúde e, portanto, levar o serviço para cada uma é um desafio.
"A regionalização é tema amplo para ser discutido não só nas duas regiões mas em âmbito nacional", salientou.
O diretor do Cosems-AL mostrou que Alagoas é dividido em 10 RS e que no Estado já está sendo discutida a regionalização e o PRI com Cosems-AL e estado, visando a assistência do paciente na ponta, seja do Sertão, Zona da Mata ou Região Metropolitana.
"O PRI faz com que os serviços de saúde se conversem e o ordenador do serviço seja sempre a AP que é a ponta do acesso do paciente antes de chegar na média complexidade", reforçou.
De acordo com ele, a Regulação requer uma discussão mais ampla em nível de Brasil. "No Congresso aprendemos e compartilhamos experiências e levamos para os nossos Estados desafios que são enfrentados em uma RS que a outra não tem e isso é o SUS", concluiu.