A diretora do Cosems-AL Aline Toledo, secretária de Saúde de Coqueiro Seco, foi hoje mediadora no grupo de trabalho do Eixo 2 que trata da Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social na Garantia de Serviços da Saúde Mental.
Aline considerou gratificante a participação no GT porque entre as suas angústias enquanto gestora de Saúde estão a remoção e internação das pessoas com sofrimento psíquico.
Ela pontuou que os recursos federais são insuficientes, ficando o município com uma contrapartida considerável.
"A Conferência mostrou a importância da responsabilidade dos profissionais que lidam com estes pacientes e que algumas doenças são negligenciadas porque muitas vezes são tidas como crise de ordem psiquiátrica", destacou
O grupo debateu as propostas dos eixos 1 e 2 e as 100% aprovadas serão homologadas na plenária final da V Conferência Estadual de Saúde Mental, que se encerra hoje à tarde no Centro de Convenções em Jaraguá .
O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), José Wilton disse que, desta conferência, além das propostas que já vieram automaticamente das conferências municipais, sairão mais outras que serão selecionadas e levadas à Conferência Nacional em novembro de 8 a 11 em Brasília.