A Diretoria Ampliada do Cosems-AL se reuniu hoje e decidiu que a Portaria GM/MS n⁰ 937 - que traz as orientações técnicas sobre a implementação do Programa Cuida Mais Brasil - não será acatada em virtude de algumas fragilidades que o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems) , Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Cosems-AL já vislumbraram para os municípios, tais como o atendimento à população ser em um município diferente daquele que o usuário reside e está cadastrado, podendo causar prejuízos aos municípios de origem, no que se refere à capitação ponderada e desempenho do Programa Previne Brasil, que objetiva fortalecimento do cuidado.
O assunto inclusive foi encaminhado pelo presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque ao secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes no último dia 1⁰ expondo as razões pelas quais o documento deve ser melhor analisado junto aos gestores municipais de Alagoas, bem como o Conass e Conasems para uma tomada de decisão satisfatória e que atenda as necessidades da população de Alagoas, sem causar prejuízos ao modelo de atenção e as municípios habilitados, e com mais segurança para posterior pactuação na CIB.
Outra pauta abordada na reunião foi referente às dificuldades dos municípios da 1ª Região de Saúde- em face das enchentes- na locomoção dos pacientes para o Hospital da Mulher, em Maceió, para a triagem das cirurgias.
A Sesau acatou o pedido da Diretoria do Cosems-AL para não deixar de dar oportunidade aos municípios da 1ª RS. Nos dias 5 e 6 o atendimento será por demanda espontânea e uma nova data será disponibilizada para que os municípios da 1ª RS não sejam prejudicados.
Durante a reunião Rodrigo pontuou as informações mais importantes que trouxe da reunião com o Conasems em Brasília e foi discutida ainda a logística da viagem da delegação de Alagoas, que contará com técnicos e secretários municipais de Saúde, para Campo Grande-Mato Grosso do Sul de 12 a 15 deste mês.
Vale ressaltar que a maior parte dos secretários participaram de forma presencial ou remota deste momento importante para uma gestão compartilhada.