A secretária de Saúde de Dois Riachos e diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Edijária Camilo, promoveu essa semana, no município, o evento Diálogos Acolhedores para os profissionais de Saúde da rede local.
Na oportunidade a gestora da SMS de Dois Riachos lançou o documentário que vai contar a história do SUS local desde o processo de municipalização, consolidação do controle social e primeiros serviços de saúde ofertados no sertão alagoano.
Para Edijária o processo de construção do SUS acompanha o movimento de luta do povo riachense, que a época vivenciava um cenário de muitas desigualdades sociais e desassistência.
Os serviços de saúde em Alagoas eram centralizados e o povo sertanejo clamava por mudança. "Queríamos uma saúde que atendesse nossas particularidades e especificidades, já que a história do SUS se confunde com a nossa, pois trouxe dignidade e direitos e representa a conquista da sociedade brasileira, promovendo a justiça social".
A secretária executiva do Cosems, Katia Betina e a apoiadora regional Kathleen Moura participaram do evento, no qual foram discutidos temas o Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), integração entre Atenção Primária a Saúde e Vigilância em Saúde, humanização, entre outros.
Katia Betina abriu o evento com o tema Historiando o SUS que dá certo com o resgate histórico dos principais acontecimentos desde a reforma sanitária brasileira até a consolidação do SUS que acontece em todo país. A secretária executiva também explorou a importância da preparação dos recursos humanos na saúde, dentre outras prioridades que precisam ser aplicadas no cotidiano da gestão do SUS.