Dor, incerteza e medo dão a tônica dos depoimentos emocionados e das imagens dolorosas exibidas no documentário Eu Sou o SUS, lançado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) na noite dessa segunda-feira no Cine Arte Pajuçara, em Maceió.
O documento retrata as aflições dos gestores e técnicos da Saúde das três esferas de governo, autoridades sanitárias e ex-pacientes, sendo a partir de então uma peça de pesquisa para as próximas gerações. O vídeo que traz quatro episódios foi idealizado pelo presidente do Conselho, Rodrigo Buarque, e produzido pelo Jornalista Rick Carvalho.
Para Rodrigo a iniciativa se deu com o intuito de eternizar o período difícil em que os profissionais de saúde tiveram que enfrentar.
"Tivemos que nos reinventar enquanto gestores do SUS e contamos com muitas instituições parceiras que foram fundamentais para atravessarmos aquele período de incertezas", destacou Rodrigo, acrescentando que o filme expõe o SUS como protagonista do próprio enredo.
O deputado estadual Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde no período pandêmico, destacou a parceria que teve com os secretários de saúde que, segundo ele, desenvolveram trabalho impecável para salvar vidas e vacinar a população.
A diretora da Anvisa, Meiruze Freitas disse que o documentário com a retrospectiva da Covid-19 é uma iniciativa pioneira de Alagoas que servirá de exemplo e arquivo para o enfrentamento de novas crises sanitárias.
A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual Micheline Tenório ressaltou que o documentário deixará nos anais da história os momentos difíceis de sonho versus pesadelo por tantas vidas perdidas e o trabalho desenvolvido em equipe. "A busca incessante por solução levava os trabalhadores à exaustão nas reuniões, a exemplo da Sala de Situação"
De acordo com ela, Alagoas teve resultado positivo dentro da tragédia, mesmo em situação de guerra. "Este documentário é uma homenagem a cada profissional de Saúde que dedicaram suas vidas e saúde para cuidar de outras pessoas", afirmou, emocionada.
A promotora do Ministério Público Federal Roberta Bonfim disse que a instituição tem muitas facetas de atuação, mas lutar pelos direitos do SUS se tornou uma paixão. No tocante ao documentário, ela disse que o legado deixado pela pandemia reforçou a aproximação entre Gestão, MP e Cosems-AL. O documentário está disponível no YouTube na TV Cosems AL.