A Jornada de Acolhimento do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) desta terça-feira (25) foi aberta com a palestra da médica sanitarista e consultora externa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cristina Sette, sobre Eu Sou o SUS, a Abordagem sobre o Contexto dos Princípios e a Conexão com a Atualidade.
Cristina abordou a importância de os gestores conhecerem o documentário Eu Sou o SUS do Cosems-AL, que aborda em quatro episódios as angústias dos gestores, secretários e técnicos municipais de saúde - bem como de especialistas- que vivenciaram a pandemia da Covid-19 no Estado.
Segundo ela, o documentário se tornou uma fonte de pesquisa que vale a pena ser acessada por secretários e técnicos municipais de Saúde. Na oportunidade, a especialista e militante do SUS, pontuou entre os princípios do SUS a universalidade, integralidade, participação popular, equidade, igualdade e resolutividade.
Na opinião dela, o SUS só funciona na prática se os princípios se materializarem, ainda que os gestores se sintam arrastados pela correnteza das demandas diárias.
"Temos que descobrir que força vamos imprimir para termos resultados positivos no nosso município", reforçou.
O presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque, destacou a importância da presença de profissionais com "know how" em saúde pública considerando a nova Gestão dos secretários de saúde.
"As informações e experiências que eles compartilharam conosco enriquecem e fortalecem a nossa luta por um SUS mais sólido e eficaz".
Outro momento marcante do evento que, ocorre até esta quarta-feira (26), na Barra de Santo Antônio-AL - e reúne secretários e técnicos municipais de Saúde - foi a participação do não menos renomado diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Dárcio Guedes, que ministrou palestra sobre Caminhos do Financiamento do SUS, pontuando que cabe ao gestor conhecer os caminhos que devem percorrer para aplicar os recursos financeiros da maneira correta.
A presidente do Cosems- Piaui Leopoldina Cipriano e o secretário executivo do Cosems-RS, Diego Espíndola mediaram os debates.