Gestores e técnicos municipais de Saúde, Justiça, Psiquiatria e demais profissionais envolvidos com a temática participam hoje do I Seminário de Saúde Mental do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece no Hotel Maceió Atlantic e conta com parceiros como o Ministério da Saúde, Hospital Beneficência, Portuguesa, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Durante a manhã houve a palestra de Matriciamento e Integração: Atenção Básica e Saúde Mental que será ministrada pela gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena e pela professora da Ufal, Yanna Lira, com a mediação do diretor do Cosems-AL e gestor da Saúde de Murici, Ewerton Matias.
A professora da Ufal Yanna Lira levou o público a pensar sobre o porquê da necessidade da integração Atenção Básica e Saúde Mental, lembrando que é na base que é necessário trabalhar o transtorno mental, desde os casos mais leves aos mais elevados.
Já a técnica da Sesau Karini Omena e professora da Uncisal falou sobre o Apoio Matricial que, segundo ela, precisa acontecer de forma compartilhada. O Apoio em questão possibilita um cuidado colaborativo na busca pela atenção integral da Saúde.
O mediador das discussões e professor da Uncisal Ewerton apontou a importância da integração entre AP e Saúde Mental como um dos grandes desafios para os municípios alagoanos. Dentre as temáticas relevantes do evento, ele destacou a resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da política antimonicomial dentro da Justiça. O assunto será debatido à tarde.