A importância de discussões coletivas entre os Estados por um Sistema Único de Saúde (SUS) mais forte foi reforçada pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL ), Rodrigo Buarque, no Intercâmbio Regional sobre saúde pública que ocorreu até essa sexta-feira (19) em Natal-RN.
O objetivo maior do evento que reuniu diretores e técnicos do RN e Tocantins, segundo Rodrigo - também diretor de Relações Institucionais Parlamentares do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) - foi discutir estratégias e conteúdos que promovam um SUS mais sólido e melhor qualidade de vida para a população dos referidos estados.
O presidente do Conasems Hicham Hamida expôs os principais desafios da gestão municipal do SUS e os avanços da Rede Conasems/Cosems.
O titular do Conasems levou os diretores e técnicos dos três estados envolvidos neste intercâmbio a refletirem sobre a responsabilidade de serem sempre atuantes nas missões que assumiram, uma vez que disso depende a credibilidade e fortalecimento do SUS.
"Os Cosems e Conasems fortes impactam na qualidade de vida da população e se formos fracos podemos ser engolidos por entes que não correspondam aos interesses da população", reforçou Hicham, acrescentando que o SUS é patrimônio do povo brasileiro, logo deve ser suprapartidário e supraideológico.
O consultor técnico do Cosems-PE José Edson ministrou palestra sobre o fortalecimento e a qualificação da gestão do SUS em AL e RN. O evento contou ainda com a Oficina de Troca de Experiências Exitosas entre os Cosems de AL e RN.