Setenta e oito dos 102 municípios alagoanos já aplicaram mais de 80% das doses recebidas da vacina contra o coronavírus nos trabalhadores da saúde e idosos a partir de 79 anos, público preconizado pelo Ministério da Saúde. A informação é do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá.
Segundo ele, a instituição monitora em tempo real a cobertura vacinal das Secretarias Municipais de Saúde que alimentam o sistema on line e assegura que no geral os municípios têm respondido de forma positiva à aplicação das doses já recebidas do estado. De acordo com ele, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) deve liberar esta semana nova remessa de doses para a faixa etária de 78 anos.
Vale ressaltar que a cada quantidade recebida pelos municípios, um percentual é destinado aos trabalhadores da saúde. Rodrigo alertou para o atual cenário da Covid-19 em Alagoas, sendo a situação mais crítica para os municípios do Agreste e Sertão que entram na fase vermelha; enquanto Maceió e Região Metropolitana retornam para a fase laranja.
“É preciso que haja o engajamento de toda a sociedade, uma vez que a responsabilidade é coletiva, não apenas do poder público. Os gestores e equipes municipais de Saúde trabalham diuturnamente para salvar vidas, mas a população precisa dar sua parcela de contribuição, não se aglomerando e cumprindo com todos os protocolos sanitários, a exemplo de usar máscara e álcool em gel”, advertiu o presidente do Cosems/AL