A proposta de reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) na 10ª Região de Saúde (RS) foi o principal assunto da reunião de ontem entre o secretário de Saúde de Piranhas, Bruno Lima, também diretor do Conselho de Secretarias municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), a assessora técnica Mirna Vaz e representantes do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A secretária de Saúde de Delmiro Gouveia Geonice Peixoto e o secretário de Governo do município, Ricardo Cruz, também participaram das discussões. Vale ressaltar que o setor saúde faz parte do planejamento do MP e, neste sentido, a saúde mental é tratada como pauta estratégica.
A proposta de reestruturação da Raps iniciou pela 10ª região em virtude da instauração de Procedimento Administrativo (PA), em Delmiro Gouveia, localizado na respectiva região, e por ter o maior número de judicializações na rede, mas o MP pretende expandir para as demais regiões. Na oportunidade, Bruno destaca que inúmeras secretarias municipais de saúde já vêm investindo em saúde mental, inclusive o município de Piranhas vem desenvolvendo um trabalho de cuidar do cuidador.
Segundo ele, a iniciativa do município diminuiu o índice de afastamento dos profissionais do ambiente de trabalho em razão de adoecimento mental e tem promovido nas escolas ações de prevenção ao suicídio. Bruno demonstrou preocupação com a proposta de reestruturação da Raps na 10ª RS, considerando que os respectivos municípios não têm recursos novos e qualquer investimento a mais trará sobrecarga para a gestão municipal.
Os secretários municipais de Saúde presentes na reunião reafirmaram o compromisso em colaborar com a proposta do MPE, desde que seja apresentado aos prefeitos dos municípios da RS o devido incentivo estadual, segundo a realidade de cada um, considerando que têm porte e especificidades diferenciados.