Mary Wanderley
Os 17 municípios alagoanos que ainda não receberam parte da segunda dose da Coronavac (D2) serão contemplados a partir deste sábado (8), data prevista para a chegada de mais doses do Ministério da Saúde. Oitenta e cinco municípios com aprazamento de 28 dias vencidos ou a vencer até o último dia 3 receberam 22.500 doses entre o dia 30 de abril e 4 de maio. A informação é do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Rodrigo Buarque.
Vale ressaltar que a quantidade de doses recebida do MS até agora contempla 1/3 das necessidades das doses que os municípios precisam para contemplar os esquemas da D2. As próximas doses chegarão provavelmente sábado e, a partir de então, Cosems/Al e Sesau definirão quanto será distribuído para cada município
“Vale ressaltar que os 17 municípios que não receberam ainda têm aprazamento de 28 dias a vencer entre até o dia 10 de maio”, destacou o presidente do Cosems/AL, acrescentando que atualmente a carência para que os alagoanos fechem o esquema vacinal com a segunda dose é de 29.220 doses, já que a necessidade até o começo de abril era de 35.220 doses e na última sexta-feira recebemos 6 mil”, explicou.
De acordo com ele, a população que não recebeu ainda a segunda dose não precisa se preocupar porque elas estão sendo liberadas pelo MS e sendo distribuída seguindo critério de aprazamento da primeira dose tomada e que não haverá prejuízo quanto à imunização, uma vez que há respaldo da própria bula da vacina.
“O Estado está distribuindo aos poucos as D2 de forma equânime para todos os municípios conforme o aprazamento dos 28 dias. Os que estão esperando é porque não venceu o prazo dos 28 dias para administração das D2, de acordo com a data de retirada das D1 nas centrais de imunização”, concluiu Rodrigo.