Gestores de Saúde da 1a Região de Saúde e vices-presidentes regionais do Cosems-AL participam até amanhã (11) em Pilar da Oficina do Conecte SUS. A ocasião é uma oportunidade para os municípios se apropriarem do cenário atual da informatização no âmbito da Atenção Primária à Saúde.De acordo com o presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque o Conecte SUS é uma das estratégias da saúde digital para o Brasil. Trata-se de um amplo projeto do Ministério da Saúde que pretende se efetivar até 2028 em todo país, consolidando a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS.
"É uma grande honra para Alagoas ser estado piloto para a implantação de um projeto desta magnitude. O COSEMS de Alagoas não tem medido esforços para apoiar a expansão deste projeto e também tem participado das discussões no âmbito federal sobre os avanços que a informatização das unidades de saúde vem proporcionando", destacou. Rodrigo salientou a qualidade e velocidade em que os dados são consolidados e a transparência das informações.
Segundo ele, o monitoramento das tarefas e atividades de cada profissional, desde a recepção até o médico, garante que o atendimento ao paciente seja mais adequado. "O Ministério da Saúde em conjunto com o CONASEMS e COSEMS/AL, priorizou a 1ª, 7ª e 9ª regiões de saúde como campo de atuação na Expansão do Programa Conecte SUS. Nesse sentido, o município de Pilar, preenchendo todas as condições sinalizadas, está sediando esta etapa da Expansão do Programa Conecte SUS".
Rodrigo reforçou que qualquer outro munícipio de Alagoas está apto a acessar o Conecte SUS, principalmente, os das 1ª, 7ª e 9ª regiões de saúde, que já possuem maior número de unidades de saúde utilizando o prontuário eletrônico do cidadão – PEC. "Em julho deste ano, tivemos um momento como este nos municípios de Penedo e Marechal Deodoro, e agora no Pilar daremos mais um passo neste processo de evolução digital, um grande avanço para o SUS", finalizou