O presidente do Cosems/ AL Rodrigo Buarque se reuniu no dia 25 de junho com o titular da Sesau Alexandre Ayres para discutir a assistência na 9ª e 10ª Regiões de Saúde com relação ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. A vice-presidente do Conselho, Edijária Camilo (secretária de Saúde de Dois Riachos), o secretário geral Antônio da Silva ( gestor de Água Branca), o vice-presidente da 10ª RS, o secretário de Saúde de Olho D Água do Casado, Haragonês Cavalcante e a secretaria executiva da entidade Sylvana Medeiros também participaram das discussões.
Rodrigo Buarque afirmou ao secretário Alexandre Ayres que os representantes do Sertão iriam expor as suas necessidades referentes à assistência em tempos de pandemia. O gestor Haragonês indagou ao Alexandre Ayres sobre a redução de leitos no Hospital de Santana do Ipanema, uma vez que foi apresentada a proposta de 10 leitos de UTI para adultos e 5 leitos pediátricos e só foram implantados 5 de UTI adulto.
Ayres explicou a dificuldade de aquisição de equipamentos devido à demanda do país inteiro e se comprometeu em dar continuidade ao projeto logo que se tenha condições de locar equipamentos no Sertão, já que o intuito do projeto da Sesau, discutido tecnicamente na Sala de Situação, é que todas as RS têm necessidades e argumentou que para contemplar todos foi necessária a redução, neste momento, para 5 leitos de UTI adultos e 16 clínicos, ficando os demais para etapa posterior.
Haragonês citou a necessidade de fortalecer o hospital de Delmiro Gouveia ao passo que o de Piranhas já tinha sido feita a adequação e já entregue para a assistência de atenção clínica. Ayres explicou que o hospital de Delmiro está passando por adequação e serão instalados nele dois leitos de estabilização com respiradores e leitos clínicos.
Ayres propôs abertura da Central de Triagem em Delmiro para atender a RS e Haragonês ficou de dialogar com o secretário de Delmiro e os da RS a viabilização da estrutura física, contando com o suporte e custeio da Sesau. O secretário Antônio reforçou a importância da reestruturação de leitos no hospital de Piranhas para a oferta de assistência e a necessidade do hospital de Água Branca passar por uma adequação para a população ter também este suporte assistencial.
A vice-presidente do Cosems Edijária Camilo destacou a importância de todas estas medidas serem adotadas para dar segurança e acesso aos usuários do SUS da 9a e 10a RS. Ela ressaltou que é salutar a efetividade das ações na AB e a necessidade de a Sesau participar deste processo de fortalecimento no tocante à assessoria, monitoramento e capacitação dos técnicos da AB que vêm demonstrando sua importância no enfrentamento desta pandemia nos territórios locais.
Edijária disse ainda que após esta crise sanitária é necessário ser feito diálogo nas duas RS, requalificando o perfil dos hospitais e principalmente os de referência com o de Santana do Ipanema. O presidente do Cosems destacou a organização e trabalho que vem sendo feito na Regulação Estadual de Saúde, reconhecendo o esforço concentrado para que a Regulação fosse implantada, específica para leitos Covid-19, e apontou a necessidade de que a Regulação do Estado se fortaleça para que a atenção da média e alta complexidade seja de fato acessível para a população de forma ordenada e hierarquizada.
Ayres agradeceu a participação do Cosems na Sala da Situação, representado por Sylvana Medeiros (Cosems), considerando que os componentes da Sala diariamente dialogam e constroem propostas de enfrentamento da Covid-19, estreitando cada vez mais o relacionamento entre Estado e gestores municipais de Saúde.