O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) @rodrigo_buarque_ disse hoje na live da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que nesta terça-feira (27) o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems) vai discutir o atraso nas remessas da vacina contra a Covid-19 com o Ministério da Saúde para então emitir uma nota oficial sobre o encaminhamento das novas fases do programa de imunização.
A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) prefeitos e gestores municiais de saúde que discutiram um plano para a continuidade da segunda dose da vacina Coronavac, já que o governo federal não estaria cumprindo o acordado. O atrasou no envio para o Estados levou os municípios a prorrogarem de 21 para 28 dias a aplicação da segunda dose.
Diante da atual conjuntura, o presidente da AMA Hugo Wanderley reconheceu a dificuldade para o Estado e os municípios cumprirem o que foi pactuado, uma vez que o governo federal não estaria dando transparência ao quantitativo existente no país. Wanderley defende uma repactuação e um novo plano de vacinação para todos os municípios.