Mary Wanderley
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) Rodrigo Buarque lançaram hoje em Marechal Deodoro o Prontuário Único Eletrônico – Conecte SUS Profissional, na Unidade de Saúde da Família Poeira, no Loteamento São José, Bairro Poeira.
Solenidade contou com a presença de autoridades políticas do Estado, a exemplo do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Wilames Freire, da vice-presidente do Cosems-AL Edijária Camilo; do prefeito de Marechal Cláudio Ayres (Cacau) e outras.
O Conecte SUS Profissional é parte do Programa Conecte SUS, que irá proporcionar ao profissional de saúde acesso ao histórico clínico do paciente como resultados de exames, vacina Covid-19, internações e medicamentos. O ministro da Saúde destacou que a pandemia mostra de maneira clara a necessidade de fortalecer o SUS e levá-lo aos mais distantes rincões deste país.
“A estratégia de saúde digital aproximará os locais mais distantes, iniciando com a atenção primária e dando continuidade com a média e alta complexidade. A campanha de vacinação à atenção primária tem levado a imunização a toda população. Hoje com o acordo de transferência de tecnologia, o Brasil terá condições de produzir a vacina com insumo brasileiro, o IFA, sem ficar na dependência de outros países”
O presidente do Cosems destacou a satisfação em participar hoje do lançamento da plataforma Conecte SUS Profissional, que representa um dia ímpar e marco histórico para Alagoas, uma vez que se trata de mais uma etapa da estratégia de saúde digital no Brasil. “Temos percebido a velocidade e qualidade da informação sobretudo por meio da campanha de vacinação Covid-19. Além disso os municípios não pararam suas atividades mesmo diante da pandemia”, reforçou o presidente do Cosems.
Rodrigo reforçou a importância da participação da equipe do Cosems em toda a dinâmica do Conect SUS e o esforço em um trabalho incansável que trouxe resultados, já que o Estado foi eleito como projeto piloto na informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país.