Secretários e técnicos municipais de Saúde participaram hoje da última assembleia do ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), que contou com a prestação de contas financeira e das principais ações desenvolvidas pela entidade no decorrer de 2022.
Na oportunidade, foi lançada a nova logomarca do Cosems-AL em comemoração aos 35 anos que fará em 2023, sinalizando uma nova era com mais desafios e conquistas, porém com o mesmo compromisso na defesa do SUS.
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do Ano 1 da Medalha Enfermeira Josinete Marques "in memorian". Nete, como era carinhosamente chamada inspirou o prêmio pela profissional que foi por mais de 30 anos de dedicação à saúde pública e dez à causa indígena.
A primeira medalha foi entregue pelo presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque à assistente social Roseane Medeiros, que trabalha na Sesau desde 1985 e tem sido parceira dos municípios nos sistemas de informação ambulatorial e hospitalar e de cadastro de estabelecimento de Saúde.
A segunda medalha foi entregue pelo ex-presidente do Cosems-AL Joellyngton Medeiros ao enfermeiro sanitarista Sival Clemente, que também presidiu o Conselho, e tem vasto currículo na Gestão do SUS.
Já o também ex-presidente do Cosems-AL Ubiratan Pedrosa entregou a terceira medalha à nutricionista Katia Betina pela relevante contribuição à saúde pública desde os inúmeros cargos que exerceu na Sesau, bem como na gestão municipal.
Outro momento marcante da solenidade foi a entrega simbólica de presentes para 417 crianças do Projeto Consultório na Rua à Jorgina Sales, responsável pelo projeto.
Rodrigo reafirmou que o SUS é feito por profissionais comprometidos e que a atual Gestão prima pelo trabalho junto a todos os municípios alagoanos. Segundo ele, os 35 anos que o Cosems-AL completa em 2023 mostram que a instituição tem se fortalecido ao longo dos anos e participado de inúmeros espaços de discussão por um SUS mais forte e coeso.
O presidente do Cosems-AL, os que entregaram a medalha Josinete Marques e os homenageados foram unânimes em falar sobre o merecimento de Nete à respectiva honraria e, emocionados, pontuaram a trajetória dela na construção do SUS, bem como a satisfação em ter feito parte da vida profissional e pessoal dela.