O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Rodrigo Buarque, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), reafirmou ontem (4) no último dia do 8⁰ Congresso Estadual do Conselho que, somente com parcerias sólidas, junção de esforços e comprometimento dos três ente-federados é possível fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar com a eficiência que a população precisa.
"A troca e alinhamento de ideias nesses dois dias de Congresso, que contou com a participação de secretários, técnicos e personalidades renomadas em saúde pública do cenário estadual e nacional, mostrou que, apesar das dificuldades, é possível acreditar em dias melhores para o SUS".
Temáticas com a Atenção Primária à Saude: coordenando o cuidado e avançando no SUS foi uma das palestras de hoje (4) do Congresso que reuniu mais de 1000 congressistas e personalidades de renome do SUS do cenário estadual e nacional.
Outros assuntos foram Demanda X Oferta no SUS: fatores de equilíbrio para enfrentamento das doenças crônicas; passos para o encerramento das atividades da gestão municipal do SUS; doenças imunopreveníveis e o desafio do resgate das coberturas vacinais - direitos e deveres no percurso da constelação do cuidado em saúde para criança e adolescente.
Foram debatidas as perspectivas da política nacional de saúde bucal e rede de cuidados à pessoa com deficiência: garantia de acesso e de qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral sob lógica interdisciplinar. Outros assuntos movimentaram as discussões, a exemplo
da política de equidade de gênero e raça no SUS, cujos palestrantes levaram o público à reflexão, historeando como o preconceito e a exclusão se deram até a atualidade.