O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque, representou ontem o Conasems, enquanto diretor da instituição, na audiência pública do GT Nacional da Oncologia do MPF, que aconteceu no Ministério Público Federal em Brasília. O GT foi conduzido pelo procurador da República Alexandre Shineider do RGS. A procuradora-chefe do Ministério Público Federal Roberta Bonfim, também membro do GT, expôs sobre a situação da Oncologia em Alagoas.
O GT conta ainda com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Hospital do Amor, da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e Conselho Federal de Medicina (CFM)
Na ocasião, foi discutida a pauta sobre o contexto atual da linha de cuidado do câncer, tendo como objetivo a redução da mortalidade e da incapacidade causada por esta doença; e ainda a possibilidade de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Rodrigo destacou a satisfação de encontrar nesse debate a procuradora geral da República em Alagoas, Roberta Bonfim, uma vez que a considera uma voz forte e sempre presente nas discussões sobre a oncologia no Estado