O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Rodrigo Buarque, vice-presidente da região nordeste pelo Conasems participou nessa quarta-feira (23), da reunião de transição do Ministério da Saúde em Brasília, ao lado do novo diretor da Organização Panamericana Jarbas Barbosa, que toma posse em janeiro de 2023.
A reunião contou também com a presença da atual representante da (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, do ex-ministro e senador da República, Humberto Costa, e representantes do Conass e Conasems.
Na ocasião foi discutido o direcionamento da saúde no país. Rodrigo participou de discussões sobre o orçamento do SUS, estratégias para minimizar filas de espera, ampliação de leitos de UTI financiados pelo SUS, ampliação e qualificação das coberturas vacinais, bem como o planejamento da saúde para os próximos anos.
O presidente do Cosems-AL destacou a satisfação em discutir pautas que são pertinentes a Alagoas e ao Nordeste e que são discutidas diuturnamente pela Diretoria do Cosems-AL e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
O objetivo comum é garantir a melhor assistência aos usuários do SUS. De acordo com ele as políticas públicas devem ser construídas pelas três esferas de Governo e a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil.
"Esse tem sido o nosso papel, dentro do nosso estado e para além dele, pois acreditamos no direito à saúde, viabilizado por meio do SUS, que deve ser universal, integral e gratuito", concluiu Rodrigo.